Diferentes Tipos de Vidros

Já parou para pensar que atualmente existem diversos tipos de vidros? Antes de ver os diferentes tipos, vamos entender a origem e o conceito. 

A origem do vidro é atribuída aos egípcios, que de acordo com evidências, já fabricaram vidro em 2.000 a.C. através da mistura de areia, soda cáustica e sal, que em altas temperaturas derretia e cristalizava formando blocos maciços de vidro. Houve grandes avanços na produção de vidros na Roma Antiga e pelos babilônios e hoje, através de novas tecnologias e técnicas, o vidro é facilmente moldado e possui uma variedade de tipos com diferentes propósitos, seja para trazer mais iluminação, dividir ambientes ou trazer privacidade. 

Conheça os principais tipos de vidros e suas utilidades: 

Vidro Temperado 

Um dos tipos de vidro mais utilizados, o vidro temperado tem uma grande resistência pois é aquecido e resfriado rapidamente. Quando se quebra, os fragmentos são arredondados e é muito visto em mesas e portas. 

Vidro Laminado 

O vidro laminado também é de grande resistência, pois são duas chapas de vidro que no meio é colocado uma placa de plástico conhecida como PVB. Além da resistência, protege contra os raios UV e reduz a entrada de ruídos externos. É ideal para sacadas, portas, vitrines e janelas. 

Vidro Float 

O vidro float é conhecido pela sua visibilidade. Devido a sua espessura uniforme e massa homogênea, esse vidro não gera distorção e tem alta transmissão de luz. 

Vidro Duplo 

Esse vidro é muito utilizado em freezers e refrigeradores pois são duas camadas de vidro separadas por uma camada de ar ou gás que dificulta a passagem de som e calor. 

Vidro Serigrafado 

O vidro serigrafado tem grande resistência pois passa por um processo de aplicação de um esmalte cerâmico que após passar pelo forno o deixa extremamente resistente. A utilização desse vidro é ideal para quem quer um ambiente mais privado sem perder a entrada de luminosidade. 

Vidro Refletivo 

Ideal para ser utilizado em prédios, janelas e portas que recebem uma grande incidência de raios solares, o vidro refletivo reduz a entrada de luz e calor refletindo automaticamente para o ambiente externo. 

Vidro Pintado 

O vidro pintado é um vidro float que durante a produção recebe a pintura desejada e, quando personalizado, pode ser usado nos mais diversos ambientes para decoração. 

Vidro Autolimpante 

Através de uma camada durante a produção, o vidro autolimpante utiliza da chuva e do sol para manter a superfície limpa. Por consequência de ser autolimpante, esse vidro é mais sustentável, pois não é preciso lavar e limpar com água e produtos de limpeza. 

Além dos vidros citados, há ainda outros tipos de vidros não tanto utilizados, como o vidro resistente ao fogo, vidro acidado, vidro jateado, extra clean e craquelado. 

Por isso na hora de escolher seu vidro, pesquise e se informe para saber qual a melhor opção dentro da sua necessidade, objetivo, conforto, ambiente e orçamento, considerando o mais importante, a qualidade do produto e do serviço.

COMPARTILHE ESSE post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0