Fabricação de Vidro Temperado

Vidro Temperado na construção civil: 5 passos fundamentais para realizar um projeto com alto nível de excelência.

Você já deve ter percebido a grande procura pelo vidro temperado na construção civil, não é mesmo? Um dos principais motivos está relacionado a esta característica: ele é considerado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como um vidro de segurança, sendo altamente resistente a altas temperaturas e a grandes impactos. 

Neste material listamos 5 passos fundamentais fundamentais para realizar um projeto com alto nível de excelência, utilizando o Vidro Temperado na construção civil, afinal, nós temos o compromisso em auxiliar nossos clientes e parceiros na entrega de seus projetos da melhor forma possível.  

1 – Entenda as especificidades de cada projeto

O primeiro passo é entender as características de cada projeto, isso influenciará diretamente na aplicação de maneira correta ou incorreta. Como estamos tratando especificamente do Vidro Temperado, é importante destacar que ele é o único tipo de vidro que pode ser utilizado em instalações autoportantes, ou seja não precisa de um suporte de apoio ou de caixilho para sua instalação. Projetos que tenham essa especificidade devem obrigatoriamente usar o Vidro Temperado. Que passa pelo processo de térmico de têmpera, onde há compressão das superfícies e a tensão do núcleo, por meio de aquecimento seguido de resfriamento, tornando-o 5x mais resistente do que o vidro comum. 

A seguir imagens de aplicações autoportantes.

2 – Siga fielmente as normatizações descritas pela ABNT para a utilização do Vidro Temperado

Quem atua no segmento de vidreiro entende não somente a importância, mas também a obrigatoriedade do cumprimento das normas técnicas. Nós da Sulglass Vidros Temperado, seguimos à risca todas as normas descritas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. É de total importância que a sua empresa busque treinamento, certificações e estabeleça processos que visem o controle de qualidade dos produtos e materiais utilizados. Desde 2016 a Sulglass está no grupo das têmperas com certificação voluntária pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), certificação essa aferida pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ). No Brasil apenas 20% das têmperas de vidro possuem este selo de conformidade. 

No caso da utilização Vidro Temperado  na construção civil, lembre-se sempre de consultar o que diz a NBR 14698:2001 que, especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir segurança, durabilidade e qualidade do vidro temperado plano, regulamentada pela Portaria n° 327, de 24 de Agosto de 2007.

3 – Informe ao seu cliente as especificidades das aplicações de cada tipo de vidro. 

O vidro é um elemento muito versátil, que se adequa às necessidades de cada projeto, não sendo apenas um componente de finalidade estética. Essa versatilidade certamente já está clara para todos àqueles que atuam no setor vidreiro, mas é de total importância que fique explícito para o seu cliente os porquês das suas indicações de um determinado tipo de vidro para o projeto. Destacamos esse tópico, pois uma escolha que não leva em consideração características, como: luminosidade, acústica, cores entre outros aspectos, pode colocar em risco não somente a funcionalidade, mas sobretudo a segurança do projeto. 

A seguir imagens de algumas aplicações onde o Vidro Temperado é indicado.

Box para banheiro

Fachadas

Tampo de vidro para mesa

4 – Estabeleça sempre a relação para o melhor custo benefício, porém esteja atento às instalações especiais. 

Geralmente os Vidros Temperados são popularmente identificados como a melhor opção de custo beneficio, ou até mesmo vistos como “mais em conta”, sobretudo quando comparados aos Laminados. Porém, você que trabalha no setor vidreiro deve estar atento às instalações tidas como especiais segundo a NBR 7199. São elas: instalações de pisos, degraus, visores de piscinas e aquários. Nesses casos o vidro EXIGIDO  é o Laminado. 

Leia mais sobre o assunto em https://abravidro.org.br/nbr-7199-atual-e-mais-completa-2/ 

5 – Conheça a procedência do fabricante

Por último, mas não menos importante: conheça a procedência do fabricante. Todo fabricante é responsável pela qualidade do produto que oferece ao mercado. Por tanto, exija esse compromisso. Ofereça essa tranquilidade a quem confiou o projeto à sua empresa.

Nós, da Sulglass Vidros Temperados oferecemos massiva variedade de produtos para o setor vidreiro, bem como auxiliamos nossos clientes e parceiros no desenvolvimento de novos projetos, buscando acima de tudo a excelência em soluções inovadoras. E por isso listamos 5 passos fundamentais para realizar um projeto com alto nível de excelência, especialmente para você que assim como nós, preza pela excelência em tudo o que faz.

Para saber mais sobre as nossas certificações acesse: http://sulglass.com.br/certificacoes/

COMPARTILHE ESSE post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email